"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

23 de setembro de 2008

Arroz com Grão-de-Bico e Pts




Essa é uma adaptação de uma receita da embalagem do grão de bico...que no caso da original seria feita com carne animal...

Ela também já foi testada e adaptada pelo Ricardo Nocera, na comunidade "Receitas Éticas"
Segue a receita dele retirada da comu:
Ingredientes:
1 xícara de grão-de-bico cru
1 xícara de arroz cru
2 xícaras de PTS grande
1 cebola
1 pitada de canela
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 limão
Alho e sal à gosto
Molho shoyo à gosto
Sal à gosto (opicional)

Modo de fazer:

1. Deixe o grão-de-bico de molho de véspera. Cozinhe-o na panela de pressão de 20 à 30 minutos. Reserve.
2. Cozinhe o arroz e, se desejar, adicione poucos temperos. Reserve
3. Hidratar a PTS grande. Esperar esfriar. Espremer bem e cortar em fatias não muito pequeno (geralmente, em cortar em duas partes). Temperar com molho shoyo à gosto e limão. Reserve.
4. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho. Acrescentar a cebola e fritar também. Adicionar a PTS temperada e dar uma dourada até secar o restante da água sem deixar queimar nem ficar mole. Acrescentar o arroz e o grão-de-bico e misturar. Por fim, acrescentar a canela e sal à gosto se desejar e misturar.

Minhas modificações, digo, da mamãe, esse foi ela quem fez! ^^

Minha mamis não colocou canela, nem shoyo...e pelo que eu a conheço com certeza não usou medidas certas! Ah e colocou umas folhinhas de escarola nas bordaas pra decorar!
Só sei que ficou bom, muito bom, e nutritivo!

Muffins de maça, nozes e canela!


Então esses ai não deram certo...
Eu não tinha melado e coloquei lecitina no lugar, nada a ver....
Da próxima vez vou usar melado mesmo!
Assim que testar conto pra vocês!

A receita foi retirada de um livro de culinária indiana.

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitadinha de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de água ou suco de maçã
1 maçã ralada
1/2 xícara de nozes picadas
3 colheres de sopa de melado de cana
Noz moscada e canela a gosto

Misture todos os ingredientes numa tigela grande adicionando por último o fermento. Coloque em formas untadas de empadinhas e asse no forno médio pré-aquecido por 20 minutos.

Sucrilhos com leite de soja e morangos



Uma delícia pro café da manhã...

Sucrilhos, leite de soja e morangos...
Esquenta (ou não) o leite e mistura tudo!!
Se jogar um pouquinho de chocolate em pó por cima fica melhor ainda!

Fica a dica! ;)

19 de setembro de 2008

Como o boi vira bife?

Recebi esse texto da amiga Joss. Ele foi retirado da revista super interessante.

Como o boi vira bife

Há mais cabeças de gado do que de gente no Brasil - ainda que enviemos 43 milhões delas para o abatedouro todos os anos. Essa é a história da vida de um filé antes de ele chegar ao seu prato
Texto Patrícia Vieira

1. Monta Natural
É o jeito clássico de fazer filhos: na época de chuvas, a vaca entra no cio e o touro faz o que o touro deve fazer. Cerca de 90% dos bezerros nascem assim.
2. Inseminação artificial
Há ainda a fertilização induzida. Mas como detectar o cio? Para isso, usam-se vacas lésbicas (que recebem hormônio masculino) ou touros que não conseguem fecundar (por causa de cirurgias que entortam o pênis ou “amarram o prepúcio”). Esses animais carregam sacos de tinta e, ao tentar acasalar, mancham a vaca.
3. Fazendo bezerros
Identificado o cio, o veterinário usa uma das mãos para injetar a pipeta com sêmen na vagina da vaca. A outra ele coloca no ânus, para sentir se está injetando no lugar certo. Também é preciso estimular o clitóris para provocar um orgasmo. O líquido liberado no clímax é imprescindível à fecundação.
4. Nascimento
Os bezerrinhos nascem 10 meses depois. Eles serão amamentados e vacinados por 7 meses. Período concluído, as fêmeas voltam a engravidar. E os bezerros começam a engorda.
5. Pasto
Nos próximos dois anos e meio, o boi levará a vida que pediu ao deus bovino. Vai comer, beber, mugir com os amigos e fazer boizinhos. Só tem uma obrigação: engordar normalmente.
6. Confinamento
O abate se aproxima e a engorda é acelerada. Os bois são castrados e, para não perder peso, passam quase 3 meses sem andar. Mas a ração é de primeira: capim, cereais, melaço de cana, vitaminas e sais.
7. Transporte
Para um boi, a morte pesa 450 kg. Ao atingir esse peso, o animal é enviado ao matadouro. A viagem é estressante. O animal urina e sua mais do que o normal e chega a perder até 3% do peso.
8. Banho relax
As primeiras 24 horas no matadouro não são ruins. Para relaxar, recuperar o peso e esvaziar o intestino (o que facilitará a limpeza das tripas), os bois só bebem água e tomam duchas.
9. Exame final
Uma hora antes do abate, os bois são examinados. Quem passar no teste vai para a fila do abate. Os doentes são mortos separadamente. Se a doença for grave, carcaça é incinerada.
10. Corredor da Morte
Normalmente, há curvas para que os animais não saibam o que está acontecendo. E, nas paredes, dispositivos antiempaque dão choques leves ou emitem ruídos. Um banho evita que a sujeira contamine a carne.
11. Tiro certeiro
No boxe de atordoamento, o animal recebe um tiro com pistola de pressão – ou um dardo que perfura o cérebro – e desmaia. A partir daí, para que não corra o risco de acordar, o boi deve ser morto em no máximo 3 minutos.
12. Desmaio
Uma portinhola se abre e o animal cai desacordado numa espécie de esteira. Ele será içado pelas patas para ficar com o pescoço para baixo.
13. Corte certeiro
Primeiro, um corte na pele do pescoço. Depois, é só esticar o braço e chegar à jugular: o boi está oficialmente morto. Durante 3 minutos, seus 20 litros de sangue escorrerão numa canaleta para ser vendidos a fábricas de ração para cães e gatos.
14. Corte e costura
Começa o desmonte do boi. Os chifres são serrados, patas e rabo são cortados, o couro é retirado e o abdômen é aberto para a separação das vísceras. Só então a carcaça é colocada numa câmara de resfriamento para que a carne recupere seu ph normal – o estresse pré-morte libera ácido láctico, que endurece a carne.
15. Bife no prato
Cada brasileiro consome cerca de 26 quilos de carne por ano – 3º maior consumo per capita do mundo, atrás da Argentina e dos EUA.
Vaca sem filho vai para a Bolívia
Quem não engravida vai para o abate. E a carne, considerada mais dura, é vendida a mercados secundários, como Bolívia e Peru.
Boi doente vira vela
Se a doença não for grave, depois do abate a carcaça é enviada para a graxaria, onde será cozida numa panela de pressão gigante. O que sai é um caldo gorduroso, usado para fazer velas, detergentes, explosivos, tintas e pneus.
Utilidades da carcaça
Mucosa do estômago – Coalho e laticínios.
Pêlos do rabo – Pincéis e filtro de ar.
Tripas – Fios cirúrgicos, cordas para raquete e capa de salsicha.
Casco das patas e chifres – Pó para extintor de incêndio e lubrificantes.
Cálculos biliares – Pérolas artificiais.Couro – Filme fotográfico, cola, gelatina e cápsulas farmacêuticas.

17 de setembro de 2008

Rocambole de doce de leite e coco




Gente! Não estou achando areceita dessa massa! A idía é um pão de ló vegano...Mas não fica tão pão de ló, poso adiantar isso...tem que aperfeiçoar a receita ainda...

Mas fica a dica do recheio...
É doce de leite de soja da Olvebra com coco ralado!! Fica uma delícia!!
O gosto da soja não aparece muito e da pra usar como recheio de váras coisas!

11 de setembro de 2008

Torta de limão com chocolate



Essa torta é famosa! rsrsr...já a vi em muitos blogs por ai, mas em nenhum deles em versão vegana.


Eu enrrolei, enrolei, enrrolei, até que, enfim, fiz a tal famosa torta de chocolate com limão. Adaptando para uma receita vegana, é claro.


Me estrepei toda com o tal de ágar-ágar. Como foi dificil adaptar meu Pai! E ainda sei que errei alguma coisa no manuseio do tal pq os cremes ficaram meio granulados, mas valeu a pena viu, e ficou bem boa.


Eu que não vou muito com a cara do leite condensado de soja e que logo de cara taquei o dedinho pra experimentar (uhuhuh :~) já amei o tal creme de limão que ficou com gosto de torta de limão com suspiro e tudo!!! E olha que torta de limão é (era) meu doce predileto, minha perdição...aiai deu trabalho, rendeu um bom lero-lero, mas fiquei bem feliz com o rsultado! Uhul!! xD
Claro que a Dona Soja marcou sua presença, mas acho que se eu conseguir tirar o granulado do ágar-ágar ela vai passar bem despercebida, pois o limão desfarça bastante. Bom lembrar sempre que eu detesto aquele gostinho de soja que fica de fundo em tudo que tem a mardita, portanto, se eu falo que ela mal aparece, é pq realmente ela mal aparece!^^

Fotinha do creme de chocolate e avelã antes de misturar:

Vai um Pedaço?



Receita


Para a massa:

1 pacote de bolacha de maisena sem leite (Triunfo)
4 colheres de sopa de creme vegetal


Triture a bolacha e misture com o creme vegetal, forre uma forma de fundo removivel (ou não) e leve ao forno. Reserve.


Recheio de chocolate e avelã:

300g de chocolate meio-amargo vegano (meio amargo harald)
1 caixinha de creme de leite de soja (batavo)

1 colher de sobremesa de creme vegetal

2 colheres de sopa de Pralinutta (creme de avelã vegano, tipo nuttela) [Eu coloquei mais, mas nem conta pra ninguém! ;P]

1/2 pacote de gelatina sem sabor - substituida por ágar-ágar que eu dispenso ;)

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Adicione os demais ingredientes até formar um creme homogêneo. Despeje sobre a massa e leve à geladeira enquanto prepara o creme de limão.


Creme de limão

Uma lata de leite condensado de soja

1/2 lata de sumo de limão (ou menos, pq fica bem azedinho)

1 1/2 colher de sopa rasa de ágar-ágar e água para hidrata-lo.

Hidrate o ágar (depois conto direitinho como eu fiz. Como ficou granulado acho que eu errei alguma coisa, tem que continuar testando.). Bata tudo no liquidificador e despeje sobre o recheio de chocolate. Deixar na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Decore com raspas de limão, chocolate ou qualquer outra coisa que preferir! ^^



.........................................................................



A receita original foi encontrada no blog "Rainhas do lar"


Eu substitui a gelatina pelo ágar-ágar, e o creme de leite e o condensado pelos de soja.

Descobri que ainda não sei mexer com ágar-ágar e que ele é muito delicado, e que na parte de chocolate não precisa de ágar ou gelatina que vai endurecer de qualquer jeito, como uma trufa, alias, é praticamente a receita de trufa a diferença é a ausência da bebida e a presença da pralinuta(e que presença!! nhammmm). O que se pode fazer(caso não endureça como você queira, sem o ágar) é aumentar a quantidade de chocolate em barra ou diminuir a quantidade de creme de leite. ;)

Bolo na caneca


Esse bolinho é fantástico!!

Além de ser um idéia diferente, é super pratico e qualquer um pode fazer! Ótimo para aqueles que estão iniciando agora na culinária VEGetariANA!!
Quem me contou da receita foi a Carla Pitta do blog Coisinhas Veganas, que por sua vez encontrou a receita na comunidade do orkut "Receitas vegan/vegetarianas"...

Receita: (do blog)

8 colheres rasas (sopa) de água

3 colheres rasas (sopa) de óleo

6 colheres rasas (sopa) de achocolatado já com açúcar

4 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo

1 colher (chá) fermento

essência de baunilha se quiser [eu não usei]

1 caneca de 300ml ou maior (para não transbordar)

Coloque os ingredientes secos na caneca e misture bem, depois adicione o óleo e em seguida a água, mexendo bem até formar uma massinha mais pra líquida e homogênea.Deixe por aproximadamente por 3 ou 4 minutos do microondas (depende do forno, no eu, eu deixo em potência média por menos de 4 minutos), cuidando pra não transbordar (se vir que vai acontecer, abra o micro, espere a massa baixar e ligue novamente).

A receita acima foi retirada na integra do blog da Carla, tem algumas modificações no modo de fazer comparado a postada na comunidade...

4 de setembro de 2008

Índice do Blog

Índice

Enfim achei uma solução pra organizar melhor o blog. Além de ficar mais prático e fácil para achar as receitas. Vai demorar um pouquinho pra ficar totalmente pronto, mas aos poucos eu consigo!^^

Espero que estejam aprovando as mudanças!

Desculpem-me pelo espírito um tanto quanto bagunceiro! =D

Obrigada pela visita! Beijos!

---->>Por tipo de prato

Tortas

Bolos

Muffins/Cup Cakes

Docinhos

Pastinhas, creminhos e molhos

Pizzas e esfihas

Massas

Salgadinhos, petiscos e Junkie food

À la Japon

Prato principal

Café da manhã

Bombons

Pães e biscoitos

Sobremesas

Acompanhamentos

---->>Por ingrediente

Chocolate

Frutas/Frutas secas

Pvt/Pvt

Tofu

Batata

Seitan(Carne de glúten)

Pratos e ingredientes tradicionalmente onivoros adaptados para o Veganismo

---->>Etc...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails