"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

29 de outubro de 2008

Propriedades do levedo de cerveja

Fonte: Texto de Tania C. Castroviejo - Bióloga
Retirado do site http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1622

As qualidades terapêuticas da levedura são conhecidas por Hipócrates, o pai da medicina. Os monges medievais a utilizavam contra as chagas, mas somente na idade moderna é que se pode conhecer seu grande valor.

Na verdade, a levedura é um fungo unicelular utilizado na fermentação do açúcar de cereais, produzindo assim bebidas alcoólicas. A espécie mais importante de levedura é a saccharomyces cerevisiae, vulgarmente chamada de levedura de cerveja.

Quando a levedura perde sua utilidade nas cervejarias, é vendida para outras empresas, pois este rico material ainda pode ser aproveitado de várias maneiras, como aromatizante de sopas e caldos desidratados ou ainda como complemento para alimentação humana, vendidos na forma de flocos, cápsulas ou comprimidos.

Com a correria do dia-a-dia, é muito difícil que tenhamos uma alimentação balanceada contendo todos os nutrientes que nosso organismo precisa.

O levedo, além de complementar a dieta, ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, furunculose, eczema psoríase, diabetes, fadiga, estresse, equilibra a flora intestinal, desenvolve uma ação desintoxicante aumentando a eliminação de substâncias nocivas, fortalece o sistema imunológico e os nervos.

Isto tudo porque este complemento é riquíssimo em fibras, aminoácidos(formadores das proteínas), vitaminas, sobretudo as do complexo B e sais minerais, possui também um alto teor de ferro orgânico. Seu sabor amargo se deve a forte presença de cromo, que é um mineral muito importante no metabolismo do açúcar.

É VERDADE QUE A LEVEDURA ENGORDA?
Não é verdade, pois tem poucas calorias. Se ingerida antes das refeições, pode até ajudar pessoas que querem emagrecer.

DICAS: Se quiser utilizar a levedura para regular o intestino, o ideal é tomá-la no café da manhã com bastante água.

Nos casos de reumatismo, artrite, artrose ou gota, tomar no final de cada refeição.Para combater a obesidade, tomar 10 minutos antes de cada refeição.

A levedura pode ser tomada com água, suco de frutas ou acrescentada a comida, mas não se deve cozinhá-la para que não perca suas vitaminas.

Arroz e feijão: o casal perfeito!

Arroz e feijão: o casal perfeito!

Este texto fala sobre: As vantagens dessa e de mais algumas combinações de alimentos, principalmente como suplemento de proteina; a vantagem do arroz integral em relação ao branco; entre outras dicas de nutrição espalhadas pelo texto.

P.s.: Este texto não foi escrito exclusivamente para vegetarianos, porém fala pouquissimo sobre a ingestão de carne; dedica uma parte exclusivamente aqueles que querem excluir a carne da alimentação; e ainda comenta algumas vantagens da alimentação baseada em vegetais e leguminosas sobre a baseada em carnes.



Fonte: Texto de Maribel G. Melos (www.maribel.com.br)
Extraido do site: http://www.sitemedico.com.br

Porque esta dupla pode tornar-se uma refeição completa?Um prato tipicamente brasileiro, o nosso feijão com arroz representa um casamento de sucesso. Esse prato deve sua origem às raças que formam o nosso país. Os negros já apreciavam o feijão indígena e passaram a plantá-lo e a comê-lo com farinha, base da alimentação brasileira até o século XVIII.
Posteriormente foi complementado com arroz branco por influência portuguesa, principalmente com Dom João VI.

Qual o valor biológico dessa mistura tão nacional? O nosso organismo precisa ingerir aminoácidos que não produz, como a lisina, a metionina e a cistina.

A proteína do feijão é rica em lisina, pouco presente no arroz, por sua vez, o feijão é deficiente em aminoácidos sulfurados, como a metionina e a cistina, os quais tem excelente fonte no arroz. Além disso, a mistura feijão com arroz é rica em carboidratos, o componente energético de nossa alimentação.

Os valores protéicos do arroz com feijão se aproximam muito dos de origem animal, na quantidade em que são fornecidos. A carne e derivados oferecem maior quantidade de aminoácidos e valores protéicos porém oferecem mais gordura em sua constituição.

  • Leguminosas + sementes = proteínas completas
  • Leguminosas + pão ou cereais = proteínas completas
  • Pães, cereais + laticínios (ou leguminosas) = proteínas completas

As proteínas vegetais são classificadas como incompletas, pois carecem de alguns aminoácidos essenciais ou não os contém em quantidade adequada. No entanto quando complementados com uma pequena quantidade de proteína animal ou combinados com uma proteína vegetal complementar, esses alimentos oferecem refeições nutritivas com baixo teor de gordura e rico em fibras solúveis.

Ainda: a alimentação de origem animal é cara em relação à de origem vegetal, pois se perde mais tempo e dinheiro se levarmos em conta o nascimento, crescimento e desenvolvimento do animal até que ele possa ser abatido para se transformar em alimento.

As leguminosas estão entre os alimentos mais nutritivos de origem vegetal – ricos em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, potássio. Elas fornecem grandes quantidades de fibras solúveis e os carboidratos que fornecem são complexos o que os difere dos carboidratos simples provenientes dos cereais polidos. Contém pouca quantidade de gordura em sua composição com exceção do soja e do amendoim.

Outro fato muito importante sobre as leguminosas é que quando cruas fornecem substâncias tóxicas que interferem na absorção de algumas vitaminas importantes. Para evitar o consumo dessas substâncias é preciso cozinhá-las depois de terem ficado de molho por algumas horas. Ao deixar de molho troque a água várias vezes.

Para quem optou por não comer carne e não quer errar na hora de comer. Saiba como combinar de forma adequada suas escolhas alimentares para suprir sua necessidade de proteína em cada refeição. CEREAL + LEGUMINOSA/COMPLEMENTO PROTÉICO

  • Arroz + Feijão
  • Aipim + Grão de bico
  • Trigo, Massa, Pão + Lentilha
  • Centeio + ErvilhaCevada + Soja, Tofu
  • Milho + Leite, Queijo,Ovos, Ricota
  • Aveia + Sementes, nozes, castanhas, amêndoas

Além do cereal e leguminosa é importante acrescentar verduras cruas e cozidas, além de gorduras monoinsaturadas (dar preferência ao azeite extravirgem) para garantir um perfeito equilíbrio da refeição diária. Complemente sua refeição com uma fruta ou acompanhe-a de um suco de frutas para fornecer vitamina C que ajuda a absorver o ferro que foi consumido na refeição.

O arroz integral possui 8 vezes mais fibras que o arroz branco e por isso traz mais benefícios à nossa saúde. Além disso contém vários nutrientes que o arroz branco não possui mais por ter sido polido. Vitamina B1 B2, Zinco, Ferro, Magnésio e potássio.

27 de outubro de 2008

Broinha de Fubá

Ingredientes:
500grs de trigo
500grs de fubá
500grs de açúcar
80gr de creme vegetal (usei doriana light)
1 colher de fermento em pó
Quanto baste de leite de soja

Modo de fazer:
Misture e amasse a farinha, o fubá e o creme vegetal. Depois de bem amassado coloque o fermento e o leite (em temperatura ambiente) até dar o ponto de massa de pão (cuidado com o ponto que passa muito facilente)
Faça bolinhas e amasse tipo pão de hamburguer.
Assar em fogo médio por 10 a 20 minutos.

22 de outubro de 2008

Batata assada


Base:
Batatas Grandes
Creme vegetal
Sal com alho
Cozinhe as batatas até que fiquem macias. Ai você tem duas opções: 1°- Faça um corte em "X" no meio e abra com cuidado; 2° Corte-as no meio no sentido do comprimento.
Faça uma misturinha de creme vegetal e sal com alho a gosto e com um garfo comece a passar nas batatas amassando o recheio delas, como se fosse fazer um purê. Em seguida coloque o...
Recheio:
Bom é claro que você pode inventar inúmeras combinações para o recheio, o ideal é ter um molho e ingredientes firmes e temperinhos pra jogar por cima. Depois de recheada, regue com azeite e leve (ou não) ao forno/forninho/microondas para esquentar.
Na foto eu usei molho branco, azeitonas, milho e seitan acebolado.

21 de outubro de 2008

Lascas de glúten empanadas



Glúten
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Azeite
Tempero a gosto
Óleo para fritar
Limão para servir

Tempere o Seitan como preferir. Corte-o em lascas finas passe-as no azeite em seguida na farinha de trigo, passe novamente no azeite e depois na farinha de rosca frite em óleo quente e sirva com limão!
Gostinho de praia! Delícia!!

19 de outubro de 2008

Bolo de limão com cobertura de "mousse" de maracujá


Bolo de limão
2 xícaras açucar
3 colheres sopa creme de leite
1 xícara de leite
1 colher sopa po royal
2 colheres sopa manteiga ou margarinaraspa de
1 limão2 xícaras de farinha trigo bem cheia
Misturar todos os ingredientes ( deixar o fermento para misturar por ultimo) e colocar em forma untada e polvilhada em forno médio.
calda
meia xícara de caldo de limão com açucar suficiente para ficar um creminho denso que será despejado por cima do bolo já assado mas ainda quente.( Bolinho pequeno, mas uma delicia pode-se usar no lugar do limão , a laranja , maracujá , etc.)
Eu não fiz a calda e fiz uma:
Cobertura de "MOusse" de maracujá
Gente não tem medidas, fiz essa cobertura com as sobras do leite condensado e do creme de leite que tinha aqui, misturando com polpa de maracujá...
É algo tipo 2 medidas de leite condensado pra 1 de creme de leite e o quanto baste de maracujá...
Não vai no forno nem nada, mistura tudo coloca na geladeira e come que é bom demais!
---> Essse bolinho é muito bom, principalmente se for fazer cupcakes, fica meladinho por cima e um gosto bem diferente e saboroso (me fez lembrar bolacha de champanhe pelo gosto)...o único "defeito" é a textura, é tipo um "Bolo-bolo" (se é que mais alguem conhece essa expressão...minha mãe que fala), um bolo mais massudinho diferente, por exemplo, de um pão de ló.

17 de outubro de 2008

Pvt dourada


Ingredientes:
Pvt hidratada
Molho Inglês
Shoyo
Alho
Óleo ou azeite
Tudo nas medidas suficientes para saciar sua fome e satisfazer suas preferências palativas...o.O

Super-mega-fácil-modo de preparo:
Esquente o óleo ou azeite em um frigideira, doure o alho (já amassado ou cortado em cubinhos) e acrescente a pvt. Aos poucos vá temperando com shoyo e molho Inglês conforme o gosto do freguês! (Quase rimou...d㬬)
Nessa ai eu coloco mais molho Inglês e bem pouco shoyo, e fica bem bom viu! Ligerinho e muuuito gostoso...com farinha então...hummmmm!!!!

Ah! Claro! Como regra quase que geral, aqui o "queimadinho" dá um toque mais do que especial!!

Molho Agridoce

Molho Agridoce

1/4 de xícara de maisena
1/2 xícara de açúcar
1/4 de vinagre branco
3 colheres de catchup
1 pitada de sal

Dissolva a maisena em pouco de água e reserve. Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o catchup e o sal e uma xícara de água. Adicione a maisena, misturando sempre, e cozinhe até obter um molho transparente e cremoso.

8 de outubro de 2008

Lasanha bolonhesa e molho branco



Massa de lazanha semi pronta sem ovos nem leite
Molho bolonhesa de soja
Molho branco
Pesto de azeitonas para servir
-->>Não dá pra postar quantidades exatas de cada molho por que isso depende do tamanho do refratário e da quantidades de camadas que você quer fazer. Lembrando sempre que lasanha precisa de bastante molho pra não ficar com aparência ressecada!
Receita do molho branco
250 ml de leite de soja sem açúcar yoki ideal para receitas salgadas
2 colheres de sobremesa de polvilho azedo
1 colher bem cheia de trigo ( eu colocaria menos, porque ficou com consistência de mingau, melhor ir colocando aos poucos! ;])
Óleo, alho, cebola, pimenta calabresa, orégano e sal a gosto.
Em uma panela doure a alho e a cebola e acrescente a pimenta se quiser.
Junte o leite e o polvilho dissolvido em um pouco de leite. Aos poucos adicione o trigo dissolvido em um pouco de leite ou água mexendo sempre para não empelotar.
Tempere com sal e orégano. Mexa até dar o ponto de molho, não muito líquido, nem muito mingau.
Receita do molho bolonhesa
3 tomates maduros
Tempero a gosto
1 xícara de Pvt granulada hidratada
Temperos a gosto para temperar a pvt
Bata os tomates com sementes no liquidificador.
Leve ao fogo, tempere a gosto e deixe cozinhando até engrossar um pouco.
Enquanto isso tempere a pvt. Eu fritei no óleo com cebola cortadinha e shoyo e molho inglês.
Acrescente a pvt temperada ao molho, mexa por alguns minutos e pronto.
Para a montagem da lasanha, intercale, molho branco, massa, molho bolonhesa, massa,molho branco...e assim por diante finalizando com o molho branco. Eu acrescentei por cima um restinho do molho que sobrou no liquidificador sem ir ao fogo.
Decore se quiser e leve ao microondas ou ao forno até começar a borbulhar.
Para o pesto de azeitonas
Esmague as azeitonas e misture com azeite extra-virgem e tempero a gosto...uma delícia!

Hoje eu comi...


Arroz integral com açafrão, Salteados de legumes com shoyo e molho inglês, e Seitan com pétalas de cebola no alho, óleo, shoyo e molho inglês!
Ah claro que depois da foto chegou uma farofinha básica nesse prato! =D
Bom demais!

3 de outubro de 2008

A Revolução da Colher




Muito bom esse vídeo!
Fala sobre a revolução dos animais contra os humanos, o que eles fariam se estivessem no "poder".

Tá, tem umas coisas que eu não concordo, porque acho que os animais não fariam com os humanos o que os humanos fazem pra eles, mas enfim...um forma de mostrar todas as atrocidades que o homem comete contra os animais em forma de desenho, que como diz meu amigo Tomate, digo, Tumaki(quem me indicou esse vídeo), choca mais por ter essa caracteristica. Concordo.

É e eu também não chamaria de revolução da colher porque mesmo não comendo animais ainda sou dependente do garfo e faca...mas enfim, ta valendo aintenção, muito boa por sinal...

Bom divertimento.

2 de outubro de 2008

Sorvete de chocolate

(Foto tirada antes de ir para o congelador...ah e tem meia receita só!)
*________________________*



Ainda não acreditei...como uma coisa feita com soja e mais soja se transformou eu um negócio tão bom....ai ai...Jupira que o diga!


Sorvete vegano de chocolate gente! Super recomendo!
Que me incentivou a fazer a receita foi a Tati do dona do blog Cozinha vegetariana
A receita foi tirada da comu da Isis, Receitas éticas e foi postada pela Joana.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (usei Soymilk) [eu também]
2 caixas de creme de soja (usei Batavo) [também!]
1 xícara de leite (usei Ades light) [usei o da Yoki doce]
4 gotas de essência de baunilha [coloquei um monte]
achocolatado em pó [umas 4/5 colheres de chocolate em pó da garoto + 1 de Cacau em pó também da garoto - segundo a Tati o Cacau serve pra quebrar um pouco do doce]


Modo de fazer:
Bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e a essência. Aos poucos adicione o chocolate em pó e o cacau, até quando for o suficinte pra você, vá experimentando. Coloque em um pote e elve ao congelador até ele (dã) congelar![A tati disse que o dela congelou em 5 horas, o meu demorou bem mais, vai depender da potência do seu congelador!]
Ah antes do congelador também da pra variar acrescentando pedaços ou gotas de chocolate, castanhas trituradas, granulado, passas e rum dentre outras coisitas mas!


(Blábláblá...) Comentários da Joana

[ Blábláblá...] Meus comentários


Gente vou ficar devendo uma foto mais "sorvete"...é que no meu congelador ele demorou muito pra congelar (+ de 24hrs!) e eu muito gulosa não quis esperar e fui comendo...resultado quando congelou não tinha quantidade suficiente pra formar uma bola decente, e eu também não tenho aquela colher especifica de sorvete, mas fica prometido pra próxima certo!? Que não vai demorar muito pois agora viciei em sorvete vegano!!

Dia mundial do vegetarianismo!

Ixi cheguei atrasada!! Já é dia dois! =S
Por milésimos de segundo....

Mas enfim gente, acho que não é o dia em si o que mais importa...
É tipo dia da consciência negra...não é só naquele dia que se tem que pensar em certas coisas, mas sim todos os dias...
Todos os dias devemos nos lembrar que milhares de animais sofrem pelo mundo por causa de uma necessidade humana totalmente dispensavel, afinal já ta mais do que provado que não necessitamos de carne e nem derivados de animais para sobreviver
Todos os dias é dia de começar e continuar a pensar nisso...
Todos os dias é dia de olhar a nossa volta e perceber como a vaca é onipresente em nossa cultura e como isso é cruel, injusto de desnecessário
Todos os dias é dia de perceber que também somos animais assim como a vaca, o porco a galinha, o macaco e o percevejo; e que ser mais inteligente (se é que somos mesmo) não nos dá o direito de escravizar, torturar, maltratar, "maquinizar", abusar e matar nossos companheiros de reino.
Eles têm os mesmo direito a vida e de bem viver assim como os animais humanos, que parecem evoluir tecnológicamente mas se esquecem do essencial...
Do AMOR
Que deve ser praticado a todo tempo, com nosso semelhante, com nossos companheiros de reino, com a natureza, com o planeta, e assim, consequentemente, com nós mesmos.

Viva o vegetarianismo
Viva a vida...
A minha, a sua, e daqueles que, nós vegetarianos, salvamos todos os dias!

VIVA!


[palavras de uma pseudo poéta que já esta babando de sono...]

Parabéns a nós! Beijos!
Faltou um receitinha pra fechar com cahve de ouro né!? =T
Fica pra amanha!
Ops! Já é amanhã! =S
Então fica pra mais tarede!
Ou mais cedo?
Ah LAila vai dormir!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails