"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

Nécessaire Vegana

"Espelho espelho meu, existe alguém mais lindo do que eu?"


Quem é que não gosta de ficar bonita, cuidar dos cabelos e dar uma colorida no rosto de vez em quando hein? Pois é, um pouco de vaidade não faz mal a ninguém, quero dizer, não deveria.

Muitas pessoas não fazem a mínima idéia da crueldade cometida pelos testes de cosméticos realizados em animais e sabem menos ainda sobre a composição desses cosméticos, que podem ter desde secreções viscerais de bovinos a insetos. Passando por esperma de baleias e placentas de animais sacrificados.
Parece exagero, sensacionalismo ou coisa do tipo, mas infelizmente não o é. E eu nem entrei em detalhes sobre os testes. (Para saber mais sobre ingredientes dê uma olhada na lista do PEA.)

Conscientes dos fatos, nós, vegetarianos/veganos, optamos por recusar o consumo destes produtos, e  boicotar empresas que realizam testes em animais. O problema é que o mercado ético é muito mais restrito do que imaginamos, e a dificuldade de encontrar similares livres de crueldade parece missão impossível. Mas não o é. Um trabalho de garimpo, sem dúvidas. E de constante busca e especulações.

Pensando em facilitar a vida de todos nós, é que resolvi criar esta página, Nécessaire Vegana, para funcionar como um guia de compras. Reunindo produtos aparentemente veganos e de empresas que não realizam testes em animais.

Muitas das sugestões abaixo não foram feitas por mim. Apenas reuni informações obtidas nos fóruns sobre o assunto, baseadas em respostas de SAC's, informações em sites como PETA e experiências pessoais.
Procuro buscar o máximo de informação e confirmações para listar um produto aqui. Porém não posso garantir que a informação seja 100% verdadeira e imune a equívocos e alterações.

Portanto as lições básicas são:
1 - Desconfie sempre. Mas não seja neurótica, afinal, se é pra não acreditar em empresa alguma, de que adiantam as pesquisas?
2 - Tenha outras fontes de pesquisa para confirmação. Existe um bom número de sites e fóruns preocupados em buscar informações sobre produtos veganos. O link de alguns você pode encontrar na página deste blog "Veg Link"
3 - NUNCA DEIXE DE LER OS RÓTULOS. Comodismo é palavra riscada no dicionário de um vegano. Esta é uma das lições mais importantes. As empresas vivem mudando a composição dos produtos.
4 - Tenha em mãos uma listinha ao ir as compras, sempre quebra um galho danado!

Bom vamos a lista!


Make-up:

Batom Faces.zip Natura
Delineador líquido Avon
Lápis preto Contém 1g (cod85101)
Rímel Clinique High Impact
Sombra duo Vult
Pó-compacto Vult
Blush Vult
Kit 1367 de Pincéis de Maquiagem "Marco Boni"

Unhas:

Removedor de esmalte Avon
Cera para unhas e cutículas Granado
Esmaltes Impala
Esmaltes Big Universo
Esmaltes Mohda
Esmaltes holográficos e flocados Angel
Esmaltes Ludurana (verificar composição da cor, alguns tem cochonilha - CI 75470)

Cuidados com o corpo e rosto:

Creme facial PEPINO Flores e vegetais
Máscara de Argila Flores e Vegetais
Creme para mãos Florestas/Ikove
Hidratantes para o corpo Phytoervas
Perfumes L'Aqua Di Fiori

Perfume Donna Karan Black Cashmere

Cabelos:

--Shampo e condicionador:
Linha F Farmaervas
Surya
Belo Fio
--Tinturas:
Henna Surya


Higiene:

Sabonete Phebo
Pasta de dente Contente
Gel dental condor
Pasta de dente Ice Fresh*

Sapatos:

Piccadilly
Vizzano
Beira Rio
Moleca
Miucha
Melissa
Crysalis

P.s: Esta lista esta em constante construção e não está imune a empresas mentirosas.
Ajude-nos a mantê-la sempre atualizada e confiável!


Sugestões, elogios, críticas e/ou alertas: lailagama.arte@gmail.com

Você também pode participar da Nécessaire Vegana! Se conhece ou experimentou algum produto vegano compartilhe conosco e ajude a facilitar cada vez mais a prática do veganismo!

Mande sua colaboração via e-mail e eu terei o prazer de pública-la aqui no Veg Chica!
lailagama.arte@gmail.com



Laila Gama

7 comentários:

Laila Gama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laila Gama disse...

Gente, a Renata Veg Vida, ao fazer sua contribuição para nossa nécessaire, cometou algumas coisinhas sobre alguns itens que indicou, que achei importante/interessante deixar registrado aqui:

*Nem toda a linha Pink da Granado é vegana. O esfoliante de pés, por exemplo, tem cera de abelha.

*Rímel Clinique High Impact (tinha esquecido de repassar que consegui confirmar. Mas o negócio custa R$ 71,00, então vou ser honesta que eu fiquei constrangida...)

*Manteiga de Karité L'Occitane (o pote grande é um absurdo de caro, mas tem uns mini potes que dá pra comprar e usar em cutícula, essas coisas. Mas mesmo o pote grande, o bom é que dá pra usar como creme de mão, em cabelo, joelho, cotovelo, pés, e rende MUITO). Aliás a L'Occitane, tirando o que tem mel ou cera de abelhas (o que exclui todos os cremes de mão, infelizmente), dá pra comprar e tem sabonetes. Mas, como eu disse, é caro pacas.

*Kit 1367 de Pincéis de Maquiagem "Marco Boni" (é Made in China, mas tem site: http://marcoboni.tempsite.ws/catalogo/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=481 . Tem um outro kit mais completo, mas esse eu não vi ainda pra comprar e tb não confirmei)

*Perfume Donna Karan Black Cashmere (que eu conto as gotinhas quando uso, hahaha)

Laila Gama disse...

Alerta mandado via e-mail pela Viviane

Resposta do SAC da pasta Ice Fresh:

"Boa tarde Viviane,



Primeiramente, agradecemos o seu contato.



Sentimos muito em decepcioná-la, porém, para que nossos produtos sejam registrados no órgão regulamentador (ANVISA), temos que fazer testes de segurança.

Para isso é necessário realizar estudo de irritação da mucosa oral e sensibilização da mucosa oral. Estes estudos são realizados em animais.



Na sua região, nossos produtos são encontrados nas Redes MAKRO.



Gostaria de saber onde está sendo divulgado esta informação sobre o nosso creme dental, pois assim poderei esclarecer melhor à todas as pessoas interessadas.



Atenciosamente,





Sabrina Lessa Soares

Controle de Qualidade Ice-Fresh

Pet's Produtos Alimentícios Ltda

(14) 3203-1282"


Obrigada por compartlhar Viviane!

Laila Gama

Unknown disse...

Oi meninas. E muito importante mesmo ler rotulos e sber as marcas e produtos. Uma coisinha que gostaria de adcionar no entanto e que... Mesmo que o esmalte da Avon que vc esta comprando nao seja vegan, se a empresa testa em animais, seu dinheiro esta indo contribuindo para isso da mesma maneira e eh isso q queremos acabar.
Talvez fazer escolhas diferentes em relacao ao fabricante que vc escolhe, seja mais interessante para a causa vegana.

Parabens pelo Blog e pela iniciativa. Quanto mais pessoas incentivando e escolhendo vegan, menos testes.

http://escolhavegancosmeticos.blogspot.com/
http://www.facebook.com/EscolhaVeganCosmeticos

Unknown disse...

Nossa... Mas nem revisei o texto.rsrs Desculpem todos os erros de digitacao. =)

Laila Gama disse...

Gratidão Fabiana!!!

Vou conferir seu blog!

Um beijo!

Gaby Slaughter ϟ disse...

Este blognão está sendo atualizado? Porque a Avon saiu da lista do PEA faz um tempinho!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails