"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

12 de fevereiro de 2010

Blooming Onion

Depois de muito confabular com Thays e Ju Tonello sobre esta famosa atração do Out Back, eis que surge a coragem pra enfrentar os 16 cortes até 3/4 que deram origem a uma verdadeira Lótus de cebola. Vampiros e Védicos passem longe! Sei bem dos perigos deste tubérculo, mas não pude resistir...

Confesso que tive certa dificuldade em adaptar a receita devido à variedade de processos que encontrei para prepará-la... De ovo-lacto à vegana tem de tudo na internet... Já faz um tempinho que fiz e a memória está um pouco perturbada... Mas não tem erro (mentira, tem sim) vamos lá...Se joga!

Ingredientes:


1 cebola grande

Mistura seca:

Misture:
2 copos de farinha
2 colheres de chá de páprica
Pimenta Caiena a gosto
Pimentão em pó
Caldo de legumes em pó
(Coloquei até a páprica e adicionei um tanto de farinha de rosca)

Mistura molhada:
Misture:
1 ¼ copos de farinha de trigo
½ copo de amido de milho
Páprica
Sal
Pimentão em pó
Caldo de legumes em pó
1 lata de cerveja
(Coloquei até o sal e em vez de cerveja coloquei água bem gelada – como na massa de tempurá, também salpiquei um tanto de chimichurri)
Mãos à Obra:

-Corte a cebola deixando ¼ na base. Comece com 2 cortes em cruz e depois vá cruzando até formar 16 partes (parece muito, mas dependendo do tamanho da cebola não é, portanto, se fizer em uma menor corte menos, mas se fizer em uma maior não passe disso).
-Coloque-a em água fervente por um minuto, e em seguida dê um choque térmico com água bem gelada. Leve à geladeira por uma hora. Isso irá facilitar na hora de abrir as pétalas.
- Retire a cebola da água gelada e coloque-a de cabeça para baixo numa outra vasilha para escorrer o excesso de água.
-Corte o fundo da cebola com uma faca bem afiada, tomando cuidado para não desmanchar as pétalas.
-Prepare a mistura seca e a molhada.

-Coloque a mistura molhada em uma tigela e mergulhe a cebola, retire o excesso salpique generosamente a mistura seca e retorne à tigela. Leve à geladeira de deixe por mais 1 hora.

-Aqueça o óleo para fritura e de uma última salpicada com a mistura seca.
-Depois de dourada retire o excesso de gordura com um papel toalha e sirva imediatamente acompanhada de molhos e/ou limão.



Algumas dicas que encontrei depois:
-Um dos segredos do preparo da receita é a forma de se cortar as cebolas. Corte-as a partir do topo, do meio da cebola vá fatiando, como se fatia uma torta.
-Numa vasilha, faça uma salmoura com água gelada, sal e vinagre.Coloque as cebolas e deixe de molho na geladeira por 2 horas.

É isso meus queridos, boa sorte nesta aventura nada simples!

4 comentários:

veggula disse...

Uau, que trabalho e dedicação, no final parece que ficou bem bom, só que eu não conhecia esse prato, seria tipo uma onio rings bem mais elaborada? ou nada a ver?

Juliana disse...

nossa... ficou lindona, acho que o trabalhão vale a pena !
;D

Laila Gama disse...

Veggula, é bem parecido sim, o conceito base é o mesmo: cebola empanada.

Obrigada pelos comentários gente! =]

the wandering fork disse...

Looks wonderful!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails