"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

11 de setembro de 2008

Torta de limão com chocolate



Essa torta é famosa! rsrsr...já a vi em muitos blogs por ai, mas em nenhum deles em versão vegana.


Eu enrrolei, enrolei, enrrolei, até que, enfim, fiz a tal famosa torta de chocolate com limão. Adaptando para uma receita vegana, é claro.


Me estrepei toda com o tal de ágar-ágar. Como foi dificil adaptar meu Pai! E ainda sei que errei alguma coisa no manuseio do tal pq os cremes ficaram meio granulados, mas valeu a pena viu, e ficou bem boa.


Eu que não vou muito com a cara do leite condensado de soja e que logo de cara taquei o dedinho pra experimentar (uhuhuh :~) já amei o tal creme de limão que ficou com gosto de torta de limão com suspiro e tudo!!! E olha que torta de limão é (era) meu doce predileto, minha perdição...aiai deu trabalho, rendeu um bom lero-lero, mas fiquei bem feliz com o rsultado! Uhul!! xD
Claro que a Dona Soja marcou sua presença, mas acho que se eu conseguir tirar o granulado do ágar-ágar ela vai passar bem despercebida, pois o limão desfarça bastante. Bom lembrar sempre que eu detesto aquele gostinho de soja que fica de fundo em tudo que tem a mardita, portanto, se eu falo que ela mal aparece, é pq realmente ela mal aparece!^^

Fotinha do creme de chocolate e avelã antes de misturar:

Vai um Pedaço?



Receita


Para a massa:

1 pacote de bolacha de maisena sem leite (Triunfo)
4 colheres de sopa de creme vegetal


Triture a bolacha e misture com o creme vegetal, forre uma forma de fundo removivel (ou não) e leve ao forno. Reserve.


Recheio de chocolate e avelã:

300g de chocolate meio-amargo vegano (meio amargo harald)
1 caixinha de creme de leite de soja (batavo)

1 colher de sobremesa de creme vegetal

2 colheres de sopa de Pralinutta (creme de avelã vegano, tipo nuttela) [Eu coloquei mais, mas nem conta pra ninguém! ;P]

1/2 pacote de gelatina sem sabor - substituida por ágar-ágar que eu dispenso ;)

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Adicione os demais ingredientes até formar um creme homogêneo. Despeje sobre a massa e leve à geladeira enquanto prepara o creme de limão.


Creme de limão

Uma lata de leite condensado de soja

1/2 lata de sumo de limão (ou menos, pq fica bem azedinho)

1 1/2 colher de sopa rasa de ágar-ágar e água para hidrata-lo.

Hidrate o ágar (depois conto direitinho como eu fiz. Como ficou granulado acho que eu errei alguma coisa, tem que continuar testando.). Bata tudo no liquidificador e despeje sobre o recheio de chocolate. Deixar na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Decore com raspas de limão, chocolate ou qualquer outra coisa que preferir! ^^



.........................................................................



A receita original foi encontrada no blog "Rainhas do lar"


Eu substitui a gelatina pelo ágar-ágar, e o creme de leite e o condensado pelos de soja.

Descobri que ainda não sei mexer com ágar-ágar e que ele é muito delicado, e que na parte de chocolate não precisa de ágar ou gelatina que vai endurecer de qualquer jeito, como uma trufa, alias, é praticamente a receita de trufa a diferença é a ausência da bebida e a presença da pralinuta(e que presença!! nhammmm). O que se pode fazer(caso não endureça como você queira, sem o ágar) é aumentar a quantidade de chocolate em barra ou diminuir a quantidade de creme de leite. ;)

3 comentários:

. disse...

Gente, isso ficou um escândalo! \o/
Pelo amor! Parabéns mais uma vez, pelas receitas lindas e apetitosas e pela qualidade das fotos! ;)

Beijo!

Polo de Ensino Virtual disse...

Vou tentar fazer.. Onde encontra esse pralinuta?? Nunca achei. Será que com chocolate do padre da certo??

Parabéns pela receita.
Parece deliciosa. Depois que virei vegana nunca mais comi torta de limão.. Quer era uma das minhas sobremesa favorita...

Laila Gama disse...

Infelizmente, o pao de açúcar parou de importar e ficamos sem...tem um outro creme de avelã vegano , mas não me lembro nome...comprei em SP ano passado no vegacy

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails