"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

4 de maio de 2009

La Torta

"O Bolo ficô torto ai virô La Torta"

Massa de baunilha, melado de frutas vermelhas, ganache de chocolate branco vegano e morangos, muitos morangos...

Massa:

170g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
uma pitada de sal
140g açúcar mascavo claro [usei o refinado mesmo]
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colherres (sopa) óleo vegetal
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco [usei de maçã]
240ml de água

  1. Preaqueça o forno a 180ºC.
  2. Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Adicione o açúcar.
  3. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até obter uma massa homogênea e líquida.
  4. Derrame a massa em uma forma para tortas enchendo até quase o topo [+- 3/4 da forma]. Asse por 20 minutos até a massa crescer e ficar firme.
  5. Reserve

Livro: Viva sem AlergiaAlice Sherwood

Melado de frutas vermelhas:

É um tipo de geleia que pode ser feito não só com frutas vermelhas.
Na ocasião eu usei apenas morangos e acrescentei gotas de essência de framboesa que dão um toque especial

1 xícara de frutas vermelhas picadas - morangos, framboesa, amoras, mirtilos... [podem estar congeladas]
1 xícara de açúcar
Essência de Framboesa

Em uma panela misture as frutas e o açúcar.
Mexa até dar ponto de fio [pegue um pouco de calda com uma colher e derrame na panela, se a ultima gotinha do "fio" de calda que ira descer, voltar você chegou no ponto certo!]
Se na montagem da torta sentir a calda muito dura, amoleça-a no fogo acrescentando um pouquinho de água.

Ganache

Como o ingrediente principal do ganache [chocolate branco vegano caseiro] ainda esta em teste eu sugiro alguns outros cremes.
  1. Creme de brigadeiro branco: Leve ao fogo o leite condensado de soja [1 lata] e mexa até dar o ponto de brigadeiro. Lembre-se que ele demora mais do que o feito com leite condensado de vaca. Acrescente creme de leite de soja [a caixinha ou 2/3 dela] e umas gotas de essência de baunilha. Para saborizar o creme use raspas de laranja ou limão [o ganache que fiz tinha um toque de laranja, que combinou muito bem com os morangos e a massa de baunilha]
  2. Creme de chocolate: 1/3 de lata de leite condensado de soja
    1 caixinha de creme de leite de soja da batavo
    80 grs de chocolate meio amargo Harald Melken derretido
    1 colher de sobremesa de creme vegetal. Em uma panela, em fogo baixo, coloque o creme de leite, o condensado e o creme vegetal, mexa por algum tempo desligue o forno e acrescente o chocolate já derretido em microondas ou banho maria. Mexa até formar um creme homogênio.
Montagem:
Com a parte maior da massa virada para baixo, tire uma "tampa" de massa deixando dois dedos [dois dedos meus, se você tiver uma mão normal use um dedo e meio ;] de distancia das extremidades [como se fosse um grande cup cake]. Reserve. Retire um pouco da massa de dentro formando um buraco para colocar os recheios.
Molhe o fundo da massa com algum líquido [algo alcoólico, leite de soja, suco de fruta...] e faça uma camada de melado. Acrescente 2/3 do creme e se sobrou coloque mais uma camada de melado. Tampe. Distribua fatias de morangos e finalize decorando com o creme restante e morangos e/ou frutas vermelhas.



5 comentários:

Leandro disse...

receitinha por favor!
ficou demais! =D

Laila Gama disse...

Tai a receita Leandro! ;]
Obrigada!

Julia disse...

querida, fiz! Ficou muito bom! Mas fiz um creminho de limão com raspas, sumo e leite de soja condensado, e raspei o meio-amargo da Garoto por cima. Até minha mãe, que é toda preconceituosa com coisa vegana, gostou e pediu pra guardar pra ela.

Brigada pela receita! :D

Laila Gama disse...

Poxa Katherine, podia ter tirado uma foto pra nos mostrar né!? rsrsrsrs...
Sua variação deve ter ficado divina! Adoro limão com chocolate! *-*

Um beijo!

Julia disse...

Fui ver os comentários porque gosto de ver o pessoal falando das tuas receitas e vi esse teu agora... bem, no meu orkut (tu me tem adicionada, Júlia Garcia) tem!

:*

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails