"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

10 de setembro de 2010

Smoothie de amêndoas e frutas

Já fazia um tempo que eu comecei a me interessar por algumas receitas deste site. Ele não é vegano, mas tem várias receitas que o são, além de ótimas são ricamente nutritivas.
Já o coloquei na página do veg link, mas reforço aqui minha indicação:
The Whole Life Nutritional Kitchen


Bom, e em meio a variadas receitas coloridas e com cara de serem deliciosas, resolvi começar com um smoothie. Tenho tido dificuldade de arranjar um "leite" para beber todas as manhãs ou durante os lanches da tarde. Como não queria ficar só no suco com água ou no chá, percebi que um smothie seria a opção ideal, principalmente por causa do valor nutritivo que os leites vegetais podem agregar.
Este que vou lhes apresentar em linhas adiante, é feito com leite de amêndoas e frutas, as que você tiver na geladeira. É uma receita que precisa de planejamnto, pois as amêndoas necessitam ficar de molho em agua foltrada de uma noite para outra. Me corrijam se eu estiver errada, mas isto faz dela um receita viva, crudivora!
100 gr de amêndoas, segundo o "Livro essêncial da cozinha vegetariana"( que, para veganos, de essencia não tem nada, fik dik) possuem 250 mg de cálcio, das 800mg que necessitamos diáriamente. (Por falar nisso, tem uma tabela bem interessante que posso redigir aqui em breve se vocês se quiserem)

A receita original está em inglês por isso, em vez de somente indicar o link, vou redigi-la, junto as minha adaptações aqui:


Smoothie de amêndoas e frutas


1 xícara de amêndoas deixadas de molho dirante a noite ou por no mínimo 8 horas
2 xícaras de água
1 banana nanica
1 copo de morangos
1/2 maça
Algumas gotas de baunilha
Açúcar demerara à gosto

Em um liquidificador, bata as amêndoas escorridas e a água por cerca de 30 a 60 segundos, vai depender da potência do seu liqui. Adicione as frutas, a baunilha e o açúcar e bata novamente até homogenizar. Para um smoothie mais liso, passe o leite por um pano limpo para coar antes de mistura-lo com as frutas. Sirva imediatamente!

Bon Apetit!

4 comentários:

Oksana disse...

Parece delicioso!
Ah! Eu gostaria de ver essa tabela sim!
Bjs

Thiago Almeida disse...

Ah, eu fiz um smoothie...mas alcoólico...rs.
La, eu vi um comentário seu no blog hoje e pensei "ah, foi aqui que eu li presunto vegano". Ah, se for bem fácil para você achar por aí, e não tiver incomodo algum, eu bem queria que você comprasse pra mim, eu pago pelo envio e tudo mais.

Bem, abraços e até =)

Alexandra Almeida Rodrigues disse...

Olá! Quanto tempo! Muita saudd de vc! Ah, os smoothies são o máximo! Seu Blog é o máximo! Que bom que vc existe! Bjs!!!

Alexandra Almeida Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails