"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

28 de dezembro de 2008

Panetone recheado - Carmem Miranda

Panetone Carmem Miranda!!
(Batizado pela Julye ;*)


Que dó que deu cortar esse panetone!


Das comidinhas que fiz pro natal, foi o que mais me exigiu trabalho e dedicação. Parece exageiro mas a gente as vezes tem uns apegos bobos com umas coisas mais bobas ainda. Achei esse panetone tão perfeito que a vontade era de guardar em um redoma e não tocar mais, como se fosse uma obra de arte. Aiai como eu sou besta!
Mas é verdade, adorei fazer esse doce, comprei as frutas especialmente para decorá-lo. Amo essas cores, a combinação delas, enfim amei esse panetone!rs
Tirei muitas fotos pra conseguir uma perfeita pra tentar transmitir pra vocês as mesmas sensações que tive, não consegui uma, então selecionei as melhores de cada partezinha dele que achei legal colocar aqui!

Espero que gostem assim como eu gostei!
O panetone base eu queria ter feito, mas como não tive tempo (e forças) usei o lauratone, que é o unico panetone vegan que encontro por aqui (e que bom que encontro! ^^). O bom é que é um dos mais baratos e nem por isso deixa a desejar no sabor e na textura. Nesse quesito nós veganos tivemos sorte! \o/
Então vamos à receita
para o RECHEIO eu usei:
1/3 de lata de leite condensado de soja
1 caixinha de creme de leite de soja da batavo
80 grs de chocolate meio amargo Harald Melken derretido
1 colher de sobremesa de creme vegetal

Até aqui é o basico, mas ai eu incrementei com
Pistache cortado em pedaços pequenos regados com vinho branco vegano (usei Miolo)

Em uma panela, em fogo baixo, coloque o creme de leite, o condensado e o creme vegetal, mexa por algum tempo desligue o forno e acrescente o chocolate já derretido em microondas ou banho maria. Mexa até formar um creme homogênio. Reserve.
Em uma xícara misture o pistache com um tanto de vinho branco. O pistache não deve ser salgado. Como o de casa era eu tirei a casca e passei na agua para retirar o sal.


Para a MONTAGEM corte com uma faça bem afiada para que o panetone não despedace muito, o meio reservando a tampa intacta para não reformar o panetone depois e também para ficar mais fácil de cobrir.

Além desse meio eu tentei fazer mini furinhos em volta, mas como esse panetone é muito delicado os furinhos juntaram com o furo principal. Não consegui o que queria, mas isso não modificou em nada o sabor.

Se desejar regue com vinho ou leite de soja a massa do panetone antes de começar a rechear. e em seguida intercale camadas de creme de chocolate, pistaches, e alguns pedaços do panetone que foram retirados. Feche a tampa e prepare a cobertura.

Para a COBERTURA derreta umas 10/20 grs de chocolate meio amargo e cubra, com cuidado para não escorrer muito (e fazer aquela lambança).
Cuide também para que os farelinhos de panetone não grudem no chocolate deixando a cobertura áspera.


Decore com frutas, granulados, confeitos, ou castanhas triturdas (alias você pode em vez do pistache usar qualquer outro tipo de castanha ou nozes, dependendo do seu gosto) ou como preferir.




E para o recheio você pode também usar outros cremes como o que o Ricardo Nocera fez:


Receita:


Ou com sorvete, como o da Tati:

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse panetone recheado realmente tá muito gostoso. Mas o principal é o capricho. Estou muito orgulhoso de ver a evolução que você está tendo nas suas receitas e na arrumação dos pratos. Parabéns, amor! Fico feliz com seu empenho!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails