"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

13 de janeiro de 2009

Pavê de limão


A intenção era fazer um pavê de sorvete, mas o creme não congelou como eu queria, e por mais que ao tirar o pavê do congelador ele esteja durinho, não dão nem 1 minuto e começa a derreter, então, pra não haver reclamações nem coloquei o nome de "pavê de sorvete".
Mas, como diz o ditado, errando é que se aprende...pra mim é errando que se descobre coisas novas...e na cozinha eu erro direto! E feio muitas vezes. Só que tem dia que eu estou com sorte e acabo descobrindo coisas novas e maravilhosas (são pra mim, pelo menos)! Nem é tanto o caso dessa torta, pq se for pensar bem, ela só não manteve a consistência por muito tempo, o que não deixou de ser uma sobremesa deliciosa que eu super recomendo! Mas eu quis dizer isso mesmo assim!
Pavê de limão
1 pacote de bolacha de maisena
1 lata de leite condensado de soja
1 caixinha de creme de leite de soja
1 colher de sobremesa de glucose de milho - yoki
Suco de meio limão grande
Raspas de limão
Rodelas de limão para enfeitar - opcional
Calda quente de chocolate para enfeitar e servir junto - opcional
O quanto baste de: Vinho branco, suco de limão e água; para molhar a s bolachas
Bata o leite condensado com o creme de leite e o suco de limão. Adicione as raspas conforme seu gosto, sabendo que, são elas que disfarçam o gosto da soja, ressaltam o sabor do limão e fazem lembrar torta de limão (com suspiro e tudo), mas também, são elas que deixam o creme mais ou menos azedinho. Se ficar muito azedo, experimente colocar um pouco de açúcar ou mais glucose...(mas eu não coloco, gosto de coisas azedas e sem açúcar). Eu coloco bastante, vou provando e colocando...
Deixe o creme descansar no congelador para apurar mais ainda o sabor do creme. Eu deixei mais de um dia, pq não tive tempo de montar o pavê antes, mas você pode pular essa etapa caso esteja com pressa.
Para a montagem molhe as bolachas em uma misturinha de vinho branco, água e limão.
Distribua as bolachas em um pirex e alterne camadas de bolacha e creme, finalize com uma camada de creme. Para enfeitar como na foto, coloque uma pequena quantidade de calda de chocolate no garfo e faça riscos com eles. Repita, de pouco em pouco, até completar toda a superfície...salpique raspas e disponha algumas rodelas para finalizar. Bom apetite!

2 comentários:

Luz & Black Pensados e Escritos disse...

hum, este pavê de limão eu fiz, adorei a receita! não tenho liquidifiador, bati os ingredientes à mão mesmo. O creme de chocolate eu fiz com uma cobertura que, infelizmente "pode conter traços de leite", gostaria de comprar o da chocosoy, mas custava 35 reais, enquanto a 'mavalério' custava 10. Derreti esta cobertura e adicionei 1 colher de sopa bem cheia de um cacau em pó muito bom e adicionei o creme de soja, fica perfeito! O cacau ajuda a disfarçar qualquer gostinho da tal... Combinou demais com o pavê! Coloquei no congelador e virou sorvete mesmo! Chica, adoro seu blog... frequentemente recorro a ele... vou começar a escrever as minhas receitas também!
Parabéns por este lindo blog e as receitinhas deliciosas!

Laila Gama disse...

Luz, que bom que gostou e que veio nos contar! É muito importante ter o feedback das receitas!=]

Quanto aos traços, é bem relativo isso viu, pq é como se fizessem em uma panela que anteriormente foi fervido o leite, ou coisa do tipo, e não que colocam intensionalmente o leite...É lógico que apoiar uma marca que pensa na gente é o ideal, mas 35 reais é muito caro! =O ...

Vi as receitas que vc começou a postar! gostei muito...vou linkar aqui!

Obrigada pela visita! Beijo!!

Laila Gama - Veg Chica

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails