"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

3 de abril de 2010

Páscoa, faça a sua!!!

Meus queridos, a Páscoa taí, e independente de religião e da revolta (que nos dá ao pensarmos na hipocrisia do ser humano, ainda mais em épocas "santas" como estas), admita: é im-pos-sí-vel não sentir vontade de se entupir de chocolate com tantos rondando por aí....




Como é difícil encontrar ovo vegano na maioria das cidades, e como, quando encontramos, eles custam os olhos da cara. Resolvi montar este post não com sugestões de compra, mas com deliciosas sugestões no melhor estilo "faça você mesmo"!
Vamos às dicas...
Melhor começarmos com sugestões de ingredientes e materiais:

Chocolate em barra:
>Harald meio-amargo
>Harald Dark
>Harald confeiteiro meio-amargo
>Garoto meio-amargo

Já experimentei todos, menos o dark (que pretendo experimentar amanhã), e entre garoto e Harald, fico com a segunda opção.
Além de ser melhor para trabalhar, o sabor é mais suave. Pra ganaches e trufas, também é a melhor opção pela qualidade do chocolate.
O confeiteiro não precisa temperar, o sabor é bem mais doce, lembra aqueles quarda chuvinhas de chocolate (lembram!!??*-*) só que grudando menos no céu da boca. Bom pra quem não tem muita prática e quer só cobrir alguns bombons.

Formas e moldes:

Esse item é fácil, em qualquer armazém de doces ou loja de festas você encontra.

>Os mais comuns são: aquela forma simples de material plástico, em que você tem que fazer umas 3 camadas de chocolate pro ovo (ou bombom) ficar firme; ou, a coisa mais prática que já inventaram, as formas Suíças!

A forma suíça é um kit com duas formas normais e uma divisória de silicone no meio, assim você preenche de chocolate até a marca indicada, coloca a divisão de chocolate no meio e aperta com a outra. Ela vai dar a espessura adequada e ainda facilitara na hora de desenformar.
Com esses dois tipos você pode fazer pirulitos, copinhos, bombons, ovos, caixinhas de chocolate, ovos em formato de coração, etc....

>Agora, se não deu tempo de comprar as forminhas, improvise com uma bexiga fazendo tigelinhas de chocolate e recheando com bombons, sorvete vegano, balas de goma(DORI é vegana, outras podem ter gelatina), mini-bolinhos, pãezinhos de melado etc...dá também pra fazer mini-copinhos enchendo a bexiga bem pouco, e recheá-los com trufa, frutas, castanhas etc...
>Não tem nem bexiga em casa? Então faça cremes mais firmes, tipo trufas e brigadeiros (com a mesma base do brigadeiro branco você pode brincar misturando nozes, cerejas, castanhas, frutas secas, avelãs, amendoins) e faça bolinhas com os cremes e banhe no chocolate derretido.
Uma boa opção também é banhar frutas e jogar, ou não, castanhas por cima da casquinha de chocolate.

Recheios:

Infinitas são as possibilidades de recheios para os seus bombons e ovos. Além de ovos recheados, você pode colocar bombons recheados dentro!!!! Hahaha...isso é pras mentes gordinhas fazerem a festa! \o/

Aqui no blog você encontra as receitas de algumas opções de recheio como:

>Damasco e castanhas (simplesmente divino!! Ultra recomendo!)



>Avelãs (a la ferrero rocher)

Só com a estrutura desses recheios que citei dá pra criar infinitos outros. Por exemplo:

>Trufas saborizadas com raspas de laranja ou limão

>Trufa com essências artificiais (ano passado coloquei algumas gotas de essência de framboesa no recheio de trufa do ovo e todo mundo adorou), só tome cuidado pra não exagerar na dose! ;]

>Trufa ou brigadeiro com crocante de castanhas, nozes ou amendoim;

>Creme de amendoim

>Creme de maracujá ou morango usando o
creme de cerejas (sem as cerejas) como base.

>Triture nozes e castanhas, acrescente um pouco de óleo de nozes, ou algum outro mais suave, umidecendo a mistura para rechear.

>Coco!!! Faça um docinho de coco com açúcar, coco e creme de leite; ou o mesmo sem creme de leite; ou só o coco fresco e recheie. Tem combinação melhor do que chocolate com coco?
>Se você gosta de frutas secas, combine-as com alguma castanha e utilize o mesmo processo do bombom de damascos com castanhas.

>E se quiser praticidade: bombonzinhos recheados com balinhas de licor (que você encontra em armazéns ou lojas de doces), flocos de arroz, pedacinhos de cookies, castanhas, inteiras ou trituradas, e etc.

Bom, essas são algumas dicas do que dá pra fazer e combinar, não tem desculpa pra se privar do chocolatinho tão tentador neste feriado!

Mas, se você é daqueles que primeiro come com os olhos, aqui vão algumas dicas de confeitos:


>A marca Mavalério, possui vários tipos de confeitos com açúcar. Tem formato de coração, estrelinhas, boquinhas, trevo de quatro folhas e bolinhas coloridas.

>A Harald tem gotas de chocolate meio amargo que são deliciosas.

>E além dos comuns granulados, ainda tem aqueles cristaizinhos de açúcar de várias cores.

>Pasta americana: faça coelhinhos e cenourinhas (ou qualquer outra coisa) e coloque no topo dos chocolates, com corantes. Dá pra brincar com as cores e deixar seu docinho ainda mais atrativo (a base da maioria dos corantes é vegana, basta ler a composição pra conferir e tomar um pouco de cuidado com os vermelhos – carmim, E120, 4, são cochonila, o 40 é liberado ;]).

>Pra uma opção mais natural, use castanhas torradas, pedacinhos de nozes pra colocar no topo do bombom, coco ralado em cima da casquinha de chocolate, raspas de limão ou laranja e por aí vai...

>Ou então chocolate com chocolate!...Utilize um bico fino de confeiteiro e em uma folha de papel manteiga, faça desenhos, rabiscos, emaranhados com o chocolate e coloque para endurecer. Retire da geladeira e, com um pouco de chocolate derretido, cole no bombom ou ovo...isso que é toque gourmet! ;]

Enfim, transforme sua casa na verdadeira fábrica de chocolates, empreste um chapéu do chapeleiro maluco e boas aventuras por este infinito mundo de possibilidades que é o do chocolate!!!



É isso gente, espero que gostem das dicas e que elas sejam úteis.

Aqui em casa já tá combinado, ninguém vai comprar ovo. Sexta-feira*, eu, mamis e namorado vamos brincar de fazer chocolate! =D (fala a verdade, muito mais divertido do que ficar escolhendo ovos naquelas parreiras no supermercado. Hahah) ;]

*Sim, este post estava quase pronto desde quinta, se não fosse a internet dar pau, as dicas teriam sido postadas antes!

4 comentários:

Juliana disse...

ficaram fosíssimos, seus chocolatinhos <3

Oksana disse...

Muito boas suas dicas, como sempre. Nessa Páscoa eu ataquei de cupcakes! Usei a sua receita de bolinho de baunilha e acrescentei granulado de chocolate (vegano) para fazer bolo formigueiro. Esse levou cobertura de glacê e recheio de brigadeiro branco. O bolo de cenoura foi recheado com nuttela vegana (receita do VegVida) e coberto com ganash de chocolate meio amargo (uso ChocoMais meio amargo, é vegano e não precisa temperar porque leva gordura de coco, e o sabor é delicioso, além de ser muito barato e já vir em lascas, o que facilita muito pra derreter). Os bolinhos de chocolate, por sua vez, tiveram recheio de ganash e cobertura de pasta americana.
Todos super confeitados, lindos demais.
Todo mundo adorou, inclusive as crianças! Passou longe do lugar comum dos ovos em parreiras, ficou lindo de viver, delicioso e 100% livre de crueldade.
Obrigada pelas dicas, sempre muito bem aproveitadas!

Laila Gama disse...

Obrigada Juliana! =]

Laila Gama disse...

Oksana!

Que bom que gostou, obrigada! ^^

Seus cupcakes devem ter ficado ótimos e lindos, com certeza...é muito bacana ter esse retorno, obrigada por dividir com a gente aqui no blog!

Não conheço esse chocolate, vou procurar´pra experimentar! valeu pela dica!!!

Um beijo!

Laila Gama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails