"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

1 de janeiro de 2010

Falafel


FALAFEL

- 250 g de grão-de-bico
- 1 cebola bem picada- 2 dentes de alho bem amassados
- cheiro verde a gosto
- sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
- óleo o suficiente para fritar

Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia pro outro.

Escorra o grão-de-bico, retire a pele (coloque uma quantidade em um pano de prato e formando uma trouxinha esfregue-a para facilitar o processo). Num processador coloque grão-de-bico sem pele e processe até virar uma massa. (Também dá pra fazer no liquidificador, dependendo da potência. A desvantagem é que demora mais - eu não tenho processador, ainda.)
Adicione a cebola e o alho, processe mais um pouco. Transfira para uma vasilha, junte o cheiro verde, o sal e a pimenta-do-reino branca moída (eu dispensei a pimenta). Misture muito bem.
Logo em seguida, faça pequenos bolinhos com uma colher ou com a mão ligeiramente untada de óleo e frite-os em óleo não muito quente (150ºC a 160ºC) para cozinhar por dentro e dourar por fora.

Quando fiz, não tinha percebido essa instrução do óleo não muito quente (alias, só percebi agora) o que fez com que o falafel ficasse crocante e dourado por fora, porém molinho por dentro, um pouco cru ainda. Pra comer sozinho dá pra sentir aquele gostinho de grão cru, mas, se misturado com o molho (veja abaixo), fica com uma textura maravilhosa e o gosto, nhammmm...
Sirva com pão sírio, molho de tahine e folhas de alface.

Também já testei com o grão-de-bico ligeiramente cozido, achei que ficou muito pesado, mas ainda sim o gosto é bastante agradável, de qualquer forma prefiro a variação acima, com o centro mais molinho.

O tal molho

MOLHO DE TAHINE

- tahine
- suco de 2 limões
- salsa ou manjericão
- sal a gosto

Misturar todos os ingredientes e se esbaldar com o falafel!





Essas receitas foram sugeridas pelo chef Alan Chaves.

4 comentários:

X disse...

Nossa! eu já nem entrava mais no seu blog, de tanto tempo que você não escrevia.

Ei, isso não é faláfel de verdade (é a nossa adaptação brasileira). Fálafel honrado tem fava e farinha de grão de bico =)

Sempre acompanho seu blog, que bom que você voltou. Agora tenho o meu também. Dá uma olhadinha
http://junkveganfood.blogspot.com/


Abraços

Juliana disse...

que bom que seu blog está de volta... como vc pode ver pelo meu blog, eu sempre venho aqui dar uma 'olhadinha' já testei várias receitas suas =D e adorei.
beijos pra vc e um bom 2010 !

Laila Gama disse...

Obrigada pela visita e comentário meninas!

Carla: Nossa, dessa eu não sabia, obrigada...nunca vi favas por aqui, vi que vc faz uma falsa bacalhoada com elas e fiquei curiosa...;]

Victoria Oliveira disse...

Olá!!! Adoreii, o falafel!!! ficou muito bom mesmo!!! e fica maravilhoso recheado por dentro!!!
mas deu um trabalhooo pra fazer... é muito ruim de bater o grão de bico no liquidificador, mas todo o trabalho valeu a recompensa! :D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails