"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis". Gandhí
"Um ser humano é parte do todo, que nós chamamos de Universo, uma parte limitada em tempo e espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, e algumas vezes se separa do resto - uma espécie de ilusão ótica de sua consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, nos restringindo aos nossos desejos pessoais e à nossa afeição pelas poucas pessoas mais próximas a nós. Nossa tarefa precisa ser libertar-nos desta prisão a partir da ampliação do nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de alcançar isso completamente, mas a aspiração por tal realização é em si mesma parte da libertação e um fundamento para a tranqüilidade interior.- Albert Einstein (1879-1955), New York Post, 28 November 1972.



Namastê!

Bon Apetit!

5 de janeiro de 2010

Seitan ou "carne" de glúten (de farinha com fermento)

Um dos meus ingredientes favoritos da culinária vegetariana é o Seitan, é uma delícia, pratico e ótimo pra fazer as "substituições". ;)



Essa foto é do Seitan pronto, você pode comê-lo assim mesmo ou prepara-lo de diversas maneiras, como esta ou esta. Nesta receita foi usado (sem querer) aquela farinha de trigo que já vem adicionado o fermento, por isso os furinhos na massa. Esse fica mais borrachudo, e não é legal pra fritar com muito óleo (à milanesa, por exemplo), pois absorve o óleo da fritura e fica encharcado. Porém é perfeito pra fazer churrasco ou dourar na frigideira com bem pouco (ou nada) de óleo, pois absorve bem o tempero e fica bem salgadinho.
O segredo dessa variação de seitan é deixar tostar pra fazer aquela casquinha especial!


Receita:


1kg de farinha de trigo especial (que já vem adicionado o fermento)
3 xícaras de água
1/2 xícara de molho shoyo
Ervas aromáticas à gosto


Numa tigela misture a farinha e a água. Sove a massa e se necessário adicione mais água para atingir a consistência de massa de pão. Molde uma bola e deixe submersa em água por, no mínimo, 5 horas.

Em água corrente lave até sair todo o residuo branco do trigo e restar apenas uma massa bege.
Coloque na panela de pressão junto com o shoyo e as ervas, cubra com água e deixe no fogo alto até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 30 minutos. A massa dobrar o tamanho, portanto certifique-se de que há espaço na panela antes de cozer.

2 comentários:

Raphael Koizo disse...

Nunca pensei em fazer o seitan. Agora que vi a receita vou tentar.
Obrigado e parabéns pelo blog! Ele está no meu blogroll.

renata santos disse...

o seitan é mais gostoso que a carne de soja? Consigo enganar mts amigos que ficam impressionados qd descobrem q estão comendo soja!rsrsr
com o seitan acontece a mesma coisa?
parabéns pelo blog!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails