
Essa foto é do Seitan pronto, você pode comê-lo assim mesmo ou prepara-lo de diversas maneiras, como esta ou esta. Nesta receita foi usado (sem querer) aquela farinha de trigo que já vem adicionado o fermento, por isso os furinhos na massa. Esse fica mais borrachudo, e não é legal pra fritar com muito óleo (à milanesa, por exemplo), pois absorve o óleo da fritura e fica encharcado. Porém é perfeito pra fazer churrasco ou dourar na frigideira com bem pouco (ou nada) de óleo, pois absorve bem o tempero e fica bem salgadinho.
O segredo dessa variação de seitan é deixar tostar pra fazer aquela casquinha especial!
Receita:
1kg de farinha de trigo especial (que já vem adicionado o fermento)
3 xícaras de água
1/2 xícara de molho shoyo
Ervas aromáticas à gosto
Numa tigela misture a farinha e a água. Sove a massa e se necessário adicione mais água para atingir a consistência de massa de pão. Molde uma bola e deixe submersa em água por, no mínimo, 5 horas.
Em água corrente lave até sair todo o residuo branco do trigo e restar apenas uma massa bege.
Coloque na panela de pressão junto com o shoyo e as ervas, cubra com água e deixe no fogo alto até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 30 minutos. A massa dobrar o tamanho, portanto certifique-se de que há espaço na panela antes de cozer.
3 comentários:
Nunca pensei em fazer o seitan. Agora que vi a receita vou tentar.
Obrigado e parabéns pelo blog! Ele está no meu blogroll.
o seitan é mais gostoso que a carne de soja? Consigo enganar mts amigos que ficam impressionados qd descobrem q estão comendo soja!rsrsr
com o seitan acontece a mesma coisa?
parabéns pelo blog!
Olá boa tarde, eu posso amassar a noite deixar numa vasilha tampada e no amanhecer colocar de molho na água pra poder lavar na hora que eu chegar do serviço?
Postar um comentário